Minha História!

Olá, espero que você esteja bem! 🙂

 

É com muito prazer que inicio esta nova jornada, agora blogueiro, rsrs. Resolvi criar este blog com o objetivo de compartilhar conhecimentos adquiridos no meu dia a dia. Muitas vezes, passo por situações que preciso aprender algo novo para então resolver um determinado problema. Porém, sabemos que nem sempre conseguimos algo fácil na internet, e muitas vezes, precisamos pesquisar vários sites e juntar as informações, como uma “colcha de retalho”, resolver aquilo que desejar. E com esse intuito resolvi compartilhar mais essa opção de conteúdo pra vocês.

QUEM SOU EU?

 

Me chamo Éder Lelis, moro no interior de MG. Iniciei na área de informática cedo, cedo. Terminei o Ensino Médio e não consegui ingressar na Universidade Federal em minha cidade, e, sem conhecimento, sabemos o quanto é difícil arrumar o primeiro emprego. Então, fui trabalhar em uma farmácia como balconista, fazendo apenas entregas, e detalhes, de bicicleta. Isso mesmo, a famosa “magrela”, chegava em casa exausto. Com o pouco de dinheiro que ganhava, ingressei em um curso Técnico de Informática, e aí minha vida começou a mudar completamente.

Nesta mesma farmácia, fui promovido e, com os conhecimentos gerenciais adquiridos no curso, informatizamos a empresa, instalamos um sistema gerencial. Eu o responsável pelo lançamento de todas as NF de mercadorias que chegavam diariamente e também pela parte Fiscal, sendo o elo entre a Empresa e o Contador. Foi um crescimento muito importante não só pra mim mas também para a Empresa, uma vez que informatizamos toda a rede, num total de seis Farmácias, localizadas em três cidades diferentes.

 

Após 5 anos, almejando sempre mais, desisti de entrar em uma Universidade Pública, mas não de estudar. Optei por financiar meus estudos e ingressei em uma Faculdade (particular), no Curso Superior de Sistemas de Informação. As mudanças continuaram, resolvi então abandonar a Farmácia, já estava quase virando um Farmacêutico, rsrs, só que não! Com o diploma de Técnico de Informática na mão, comecei a trabalhar em uma Faculdade prestes a inaugurar, na cidade. Foi um período super cansativo, pois trabalhava o dia todo em uma Faculdade, com uma estrutura gigante, com dois laboratórios cheios de computadores, fora todos os departamentos, e a noite tinha que sair correndo para ir estudar em uma outra Faculdade, na mesma cidade. 

 

Era quase 100 computadores para apenas um técnico dar conta, sem falar que a responsabilidade na implantação do sistema acadêmico era minha. Não só implantar, mas também treinar usuários e professores. Conseguimos inaugurar com 5 cursos iniciais e em média 500 alunos. Sucesso total e muito trabalho. Com o passar dos anos e um rápido crescimento, foi necessário contratar mais técnicos, e com meu segundo diploma na mão (mas agora de curso superior), como Analista de Sistemas , fui então promovido.

 

Foram quase 15 anos de muito trabalho, muitos finais de semana “agarrado”, vestibulares, matrículas, treinamentos de professores e colaborados, enfim, muito trabalho e aprendizado. Para continuar os estudos cheguei a fazer uma Pós-Graduação MBA em Data Warehouse e Business Intelligence. Neste período também me aventurei a “escritor”. Pois é, outra experiência incrível, total de 4 livros escritos + aulas em DVDs.

Após finalizar meu ciclo como Analista, fiquei um tempo em casa ajudando na alavancagem da Empresa da minha esposa, Atualizarlattes – Lançamento, atualização e correção do currículo Lattes CNPq, e organização de documentos comprobatórios. Logo depois ingressei em uma Empresa de Automação Comercial, onde atuei como Consultor. Com o objetivo de auxiliar os Empresários Locais e de cidades vizinhas no melhor aproveitamento do Sistema de Automação adquirido. Porém atuei pouco tempo, pois recebi um convite de um amigo de infância que queria abrir uma Clínica Odontológica, mas como ele e os outros sócios eram todos de outro Estado, precisavam de alguém de confiança para Administrar desde a construção até a parte burocrática, que é preparar a papelada para inaugura. E depois contratar colaboradores. Pois é, para aqueles que pensam, “mas nossa, você está indo pra outra área!?”. A resposta é, sim e não, rsrs. O curso Analista de Sistema tem como base muitas disciplinas de Administração, Contabilidade, Psicologia … e seria mais um desafio na minha vida. E foi … Uma experiência incrível. Atuei quase um ano e inauguramos, com quase 20 funcionários. Depois do sucesso total e com poucos meses de funcionamento vi que tinha cumprido meu objetivo.

 

Foi aí que recebi outra proposta, voltar para minha área e atuar como Consultor DBA SQL Server na Power Tuning. Não pensei duas vezes, aceitei e é onde estou atualmente. Com quase um ano e meio e aprendendo cada dia mais, sempre com novos desafios! E agora voltamos ao início do post, é neste contexto de desafio e aprendizagem que quero não só aprender, estudar, mas também compartilhar com as pessoas. Compartilhar, ensinar, ajudar … Este é um outro assunto que sempre gostei durante todo o meu trajeto de vida e agora vejo que posso ir cada vez mais além.

  

Portanto espero que toda essa trajetória que acabei de contar tenha despertado em você algo, “não desanime de seus objetivos”, “caso apareça alguma proposta nova para atuar, vá, não fique com medo”. Não arrependa de fazer algo e sim de deixar de ter feito.

 

Como diz meu amigo Luiz Lima: #gogogo

 

Abraços e vamos pra cima. 😉

ederlelis Administrator
DBA Consultor SQL Server

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *